Histórico de mensagens sobre API de cobranças

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: API de cobranças
# pix
Avatar discord do usuario Julia Efí

Julia Efí

Ver Respostas

Primeiramente, para iniciar a integração nossa API, você recebedor, deverá criar uma conta conosco, que é totalmente gratuita.

Após sua conta criada, acesse nosso site, no menu API > Minhas aplicações você criará uma aplicação e deve ativar a API Pix na aplicação. Nessa aplicação são gerados 2 pares de chaves Client_Id e Client_Secret, sendo um par para utilização em ambiente de Produção e outro para o de Homologação. Estas que são necessárias para autenticação das requisições para o arranjo Pix e demais integrações de boleto, carnê, cartão de crédito.

Para utilizar a API Pix você precisará dessas chaves e de um certificado gerado em sua própria conta. Para isso, temos um tutorial para que você gere com sucesso seu certificado, disponível em https://comunidade.gerencianet.com.br/post/geracao-de-certificado-p12-603522dc3a48978c9a309516. Além disso, você deve criar uma chave Pix pelo seu aplicativo da Gerencianet ou através da própria API e deve vinculá-la a todas as cobranças Pix que você emitir, para poder receber o valor em sua conta. Ressaltamos que a chave deve ser exclusivamente da Gerencianet, ou seja, ela não pode estar vinculada a outro banco.

# pix
Avatar discord do usuario molimat

molimat

Ver Respostas

Oi, tudo bem? Eu to emitindo cobrança via API Pix mas ainda não configurei o webhook. COmo não tenho necessidade de ter as informações em tempo real, deixai pra depois. Existe a possibilidade de verificar as informações de cobrança e pagamentos via o Site do Gerencia net? Assim vomo posso verificar as cobranças da Api Gerencia net ?

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Boa tarde <@!326311059759693826>, não foi reportada nenhuma falha na API neste fim de semana, você tem algumas cobranças que foram pagas para exemplificar.

# pix
Avatar discord do usuario jorgeluiz1308

jorgeluiz1308

Ver Respostas

Bom dia!
iniciei a implementação do pix em nosso app de cobrança e tenho uma dúvida:
É possível gerar várias cobranças e consumir a api uma única vez, para evitar excesso de chamadas e lentidão na rotina?
No momento estamos com uma demanda de um cliente com geração mensal de cobrança de contratos e, inicialmente, teremos mais de 150 cobranças a serem enviadas no momento da geração

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Sobre os pagamentos utilizando o PicPay, verificamos que por parte da Gerencianet não há bloqueio de acesso para o PSP.
Além disso, realizamos testes gerando o QrCode dinâmico pela API Gerencianet de diversas formas, mas não obtivemos sucesso. Notamos que houveram reclamações de problemas (no PicPay) ao buscar informações no DICT, como o campo Merchant Name do DICT, exibindo o nome presente no QR Code (informação que é presente em nosso QrCode).

Testamos também, pagar com PicPay um QrCode dinâmico gerado pela Iugu e Juno, mas nenhum deles foi possível. Somente QrCode estáticos são reconhecidos no PicPay.

Tudo indica que deve haver alguma falha por parte do PicPay para buscar os dados no DICT em cobranças dinâmicas. Assim, não conseguimos concluir a causa da falha, uma vez que não temos acesso aos logs de falha na tentativa de pagamento.

Pedimos aos participantes do canal que possuem integração com outros PSPs, realize testes de QrCode dinâmico e tentem pagar com PicPay, para que possamos auxiliar na identificação de onde pode estar a falha.

Já estamos tentando contato com o PSP para identificar.

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Beleza, <@!456823494790086669>
Até o momento, não é possível verificar um log de notificação como é feito para API das demais cobranças.
Mas realizando uma consulta com o exemplo /examples/pix/pix/pixListReceived.php (Consultar Pix recebidos) da SDK, passando como parâmetros data inicio, fim e o txid da cobrança.

Será retornado algo parecido com o exemplo abaixo, então saberemos que o Pix foi realizado e a notificação foi enviada.

json
"pix": [
{
"endToEndId": "E60746948202104010023A1863ecTgpG",
"valor": "00.01",
"chave": "[email protected]",
"horario": "2021-04-01T00:30:20.000Z"
},
];

Sendo assim, bastaria seu sistema tratar o recebimento desta notificação e gravar um um banco de dados, por exemplo.

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Boa tarde, <@!257617133595262977>. As notificações do Pix funcionam um pouco diferentes da API de cobranças.
Primeiramente, para um servidor dedicado, você deve inserir uma chave pública da Gerencianet em seu servidor para que a comunicação obedeça o padrão mTLS.

Então com seu servidor configurado com mTLS em seu domínio, ex https://seudominio.com.br/webhook, você irá consumir a rota PUT /v2​/webhook/:chave uma única vez para registrar seu webhookUrl vinculado à sua chave Pix.

Com isto, todo Pix gerado com sua chave Pix e que possua um txid, serão enviados as notificações para sua URL.

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Boa tarde, <@!517045334220734581>.
Até o momento, as informações do PIX como histórico de requisições e demais, não estão disponíveis no painel da Gerencianet como é para as demais cobranças.

É possível verificar as transações Pix através do Extrato Financeiro, ou através de consulta na API, como por exemplo, na rota /v2/cob (Consultar lista de cobranças) ou /v2/pix (Consultar Pix recebidos)

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Boa tarde <@!757198979586064384>, no momento as requisições da API Pix não aparecem mesmo no histórico de requisições. Você consegue lista as cobranças geradas pelo endpoint GET /v2/cob e realizar alterações pelo PATCH /v2/cob/:txid.
Ainda não é possível simular o pagamento em ambiente de homologação, recomendamos emitir em produção com cobranças no valor de R$0,01. Em breve vamos publicar essa funcionalidade em homologação.

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Bom dia <@!812297338605273098>, respondendo ao questionamento que você fez no 2, sim é possível fazer o envio de Pix de sua conta Gerencianet para uma outra chave/conta via API. Para isto temos o endpoint POST /v2/pix (https://dev.gerencianet.com.br/docs#section-requisitar-envio-de-pix-) que permite o envio para uma outra conta via chave ou dados bancários.
Além disso via API você pode adicionar diversos recursos em seu site como cobranças estáticas e dinâmicas e fazer o controle via endpoints da API. Outro recurso interessante é o webhook que automatiza o seu sistema com os Pix recebidos, sem a necessidade de ter que construir uma rotina que fica realizando consultas na API. Você encontra tudo isso e mais na documentação e caso tenha dúvidas pode mandar aqui canal que te auxiliamos.

# comercial
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

A Gerencianet tem essa solução sim, a API Pix. Notar porém que cada cliente seu precisaria abrir uma conta na Gerencianet, pedir os dados de acesso (client-id, client-secret e certificado), gerar uma chave Pix e aí te passar os parâmetros para vocês rodarem essas cobranças dos clientes de vocês para os clientes finais deles.
https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix tem a documentação de integração, e o canal <#❖pix> tem pessoas tanto da Gerencianet quanto usuários da API que podem ajudar.

# bolix
Avatar discord do usuario exaticatelecometi5208

exaticatelecometi5208

Ver Respostas

Boa tarde! Tdo bem?

Fiz a integração da API Mk-Auth de Boletos e Cartão e gostaria de algumas orientações

Eu já tenho cobranças emitidas direto no site e gostaria de saber se consigo migrar as informações referentes a esses boletos e assinaturas para o Mk-Auth pra eu poder gerenciar tudo por lá.

# pix
Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

Ver Respostas

Integrações mais facilitadas surgirão com o tempo. Observe que o BACEN determinou a obrigatoriedade de oferta da API Pix padronizada pelos PSPs que quiserem ofertar API Pix. Talvez a GN oferte outra API posteriormente, mais próxima do que você está acostumado (onde o controle sobre as cobranças e os detalhes internos do arranjo é menor).

# pix
Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

a API de geração e de baixa de cobranças Pix, existe. e programaticamente, dá pra "baixar" ou cancelar boletos pela API, também. então de alguma maneira, dá. mas não como uma solução pronta. tem que desenvolver em cima das duas API e fazer funcionar como você quer

# assinaturas
Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

Ver Respostas

Boa noite. Você se refere à API Pix? Ela, sim, precisa de certificados (mesmo em homologação). A API principal de cobranças da GN (para boleto e cartão) só precisam do token e/ou do par de credenciais (Client_ID e Client_Secret), pelo que eu pude ver no SDK: https://dev.gerencianet.com.br/docs/instalacao-sdk-php

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Se você for fazer via API pode usar o Consultar cobrança ou Consultar cobranças recebidos

# bolix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Bom dia <@!498292925352902657>! As consultas na API são feitas pela cobrança e não pelo cliente. No entanto, você pode armazenar em um banco de dados as cobranças e associa-la ao nome do cliente. Você pode utilizar o endpoint GET /v1/charge/:id ou a forma mais utilizada, a nossa url de notificações

# pix
Avatar discord do usuario franciscorsobrinho

franciscorsobrinho

Ver Respostas

Consegui fazer a implementação da API no meu sistema, mas enquanto não for resolvido esta lista de bancos não vou publicar versão com a opção de pagamento via PIX. Pagamentos via QR Code pelo Banco Inter não dão baixa nas cobranças, pois na GN o pagamento aparece como pagamento via chave Pix e não via Qr Code

# pix
Avatar discord do usuario placa_preta

placa_preta

Ver Respostas

Ok, vamo lá.
- Primeiro, ao pagar os QRCodes Gerados em produção, percebi que apenas QRs pagos no Nubank exibem o txid na tela e quando o pagamento é efetuado e consulto a cobraça, muda corretamente o status da cobrança para CONCLUIDA
- No entanto, quando faço pagamentos pelo banco Inter ou Sofisa, eles simplesmente ignoram o txid (não exibem na tela de confirmação) e quando é pago consequentemente não muda o status da cobrança para CONCLUIDA, o status permanece ATIVA
- Uma das hipóteses desses 2 bancos não estarem considerando o txid pode ser o fato de que o txid padrão criado pena GN tem no mínimo 26 caracteres e segundo a documentação do banco central deve conter de 1 a 25
- Outra hipótese é erros do próprio banco psp pagador que não está considerando o txid porém, seria válido testar também a outra hipótese
- Como a API de gerar cobrança da GN não permite criar cobranças com txtid com caracteres abaixo dos 26 eu como desenvolvedor não consigo testar