A maioria dos PSPs pagadores não está fazendo 100% das críticas que deveriam ao QR-Code e payload de cobranças. Aceitação em um está longe de garantir que não haja erros.
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Boa tarde pessoal. Tenho um chave PIX que eu utilizo para fazer cobranças através do qrcode. Alguns clientes estão pagando pela chave quando o PIX expira. É possível configurar para não receber valores diretamente pela chave?
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Boa tarde, <@!559897697968979971>! No caso, para a cobrança via cartão de crédito, o endereço de cobrança do cliente é sempre obrigatório para pagamento, já o endereço de entrega é opcional que é opcional. A alternativa, seria realizar cobranças via boleto, ou Pix, que não são obrigatórios o endereço do cliente.
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Isso é um modelo de pagamento via Pix mas não via API Pix. A API Pix é um modelo de integração que realiza nativamente cobranças via Pix, e o que você descreve é o chamado boleto híbrido.
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Para saber os detalhes destas cobranças geradas em produção que você pagou, você pode realizar uma consulta através do endpoint GET /v2/pix/ (Consultar Pix recebido)
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Ai mesmo, Magno. Complementando o que mencionei, também não são exibidas as, requisições e notificações realizadas pela API Pix, como é exibido para as demais cobranças neste painel da Gerencianet.
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Entendi, <@!710205440956563536>. Assim como a funcionalidade de pagamento em homologação, o painel administrativo das aplicações no site da Gerencianet também está em fase de implementação, e até o momento não é exibido mesmo as transações realizadas pela API Pix, como é exibido para as demais cobranças.
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Como reforçado pelo Rubens, caso o PSP não envie o txid, o webhook não será acionado. Até por isso cobranças estáticas precisam ter algum txid para serem notificadas quando ocorrer o pagamento.
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Os status possíveis para as cobranças via boleto são:
Aguardando: Indica que o pagamento da cobrança emitida ainda não foi realizado, mas ainda está dentro do prazo estipulado.
Pago: Indica que o pagamento da cobrança foi confirmado pela instituição bancária. Portanto, o saldo já está disponível na conta Gerencianet para realizar as movimentações desejadas.
Marcado como pago: Confirmação realizada de forma manual pelo gestor da Conta Gerencianet.
Devolvido: Pagamento estornado ao cliente.
Em atraso: O status indica que a cobrança emitida já atingiu seu prazo estipulado e ainda não foi paga pelo recebedor. Mesmo assim, ainda é possível que o pagamento seja realizado com o acréscimo de juros, caso a opção esteja configurada.
Expirado: Indica que o pagamento da cobrança não é mais passível de ser realizado. Para cobrar o cliente novamente, é preciso emitir uma nova cobrança.
Contestado: Cobrança indevida, contestada pelo recebedor indicado.
Cancelado: O status indica que a cobrança emitida foi cancelada pelo gestor da conta Gerencianet.
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Boa tarde <@!585695073908293632>, estamos fazendo os ajustes para inserir no extrato financeiro o txid das cobranças, em breve vai estar disponível a todos os clientes. Em relação ao solicitacaoPagador, caso o cliente informe no campo alguma informação, ele aparece como Descrição no extrato, alguns PSPs só enviam o que o cliente informa no campo digitável do aplicativo.
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Nesse caso, depende unicamente de como você vai modelar seu sistema. Acredito que seja mais interessante capturar esses dados e armazená-los antes de se gerar a cobrança. E no seu banco manter um registro das cobranças geradas e referentes qual cliente elas pertencem.
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Pela API, você pode utilizar o endpoint GET/ v2/pix passando por parâmetro o documento do seu cliente e irá retornar pra você as cobranças pagas por aquele documento. Dessa maneira, você consegue verificar se uma cobrança foi ou não paga por aquele cliente.
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Boa tarde, <@!844918217529229332>! Como vai? Você poderá definir uma URL que receberá as notificações durante a criação da cobrança. Desta forma a Gerencianet dispara automaticamente um POST para esta URL a cada mudança no status das cobranças. Veja mais detalhes em: https://dev.gerencianet.com.br/docs/notificacoes-recebendo