Histórico de mensagens sobre devolução

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
# cartões
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Boa tarde, @muriloakita!
O processe de devolução feito no painel da Gerencianet (https://gerencianet.com.br/artigo/fazer-devolucao-de-pagamento-cartao-de-credito/#versao-7), realiza o reembolso somente do valor total.
Em homologação não é possível simular este processo. Mas de acordo com a solicitação, a transação passar para o status refunded
(Lista dos possíveis status: https://dev.gerencianet.com.br/docs/transacoes)

Sendo assim, quando consultar o token de notificação desta cobrança, conterá o array informando a alteração para o status refunded
https://dev.gerencianet.com.br/docs/notificacoes-recebendo#section-2-1-exemplos-de-respostas-
Exemplo:

json
{
"code": 200, // retorno HTTP "200" informando que o pedido foi bem sucedido
"data": [
...
{
"created_at": "202-05-03 07:33:30", // data da alteração do status do array "id 4"
"custom_id": null, // identificador da cobrança definido pelo integrador, se existir
"id": 4,
"identifiers": { // identificadores que representam a cobrança
"charge_id": 24342333
},
"received_by_bank_at": "2022-05-02", // data do pagamento da cobrança
"status": {
"current": "refunded", // status ATUAL da transação: refunded ("Pagamento devolvido")
"previous": "paid" // status ANTERIOR da transação: paid ("pago")
},
"type": "charge", // tipo da cobrança que sofreu a alteração (neste caso, "charge" quer dizer que a alteração ocorreu em uma transação)
"value": 6990 // valor que acompanha a alteração. Esta tag existirá quando a alteração for uma confirmação de pagamento, informando o valor pago que foi confirmado
}
]
}

# pix
Avatar discord do usuario wiliambuzatto

wiliambuzatto

E pra saber se é devolução, é pela existência do no devolução

# pix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver Respostas

Boa tarde, <@!368831711750127616>!
Será enviado para seu webhook um JSON com a informação do Pix que foi pago juntamente com do array devolucoes. Salientando que pode haver uma única devolução integral, ou várias parciais até completar 100% do valor (https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix-endpoints#section-recebendo-callbacks). Segue um exemplo:

json
// Devolução
{
"pix": [
{
"endToEndId": "E12345678202009091221syhgfgufg",
"txid": "c3e0e7a4e7f1469a9f782d3d4999343c",
"chave": "2c3c7441-b91e-4982-3c25-6105581e18ae",
"valor": "110.00",
"horario": "2020-09-09T20:15:00.358Z",
"infoPagador": "0123456789",
"devolucoes":[
{
"id": "IdentificadorDevolucao001",
"rtrId": "D12345678202009091221abcdf098765",
"valor": "110.00",
"horario": {
"solicitacao": "2020-09-09T20:15:00.358Z"
},
"status": "DEVOLVIDO"
}
]
}
]
}

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Expirar não muda situação da cobrança e não gera aviso no webhook. Só notifica com pagamento ou devolução.

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Sim, a devolução ocorre depois que o Pix é recebido e um processo de devolução é iniciado

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Sempre que uma devolução for acionada em uma cobrança Pix com txid, lembrando que em todos os cenários deve haver um webhook associado a sua chave Pix.

# pix
Avatar discord do usuario joaotorrel8912

joaotorrel8912

Ver Respostas

Ok, e em que momentos eu posso receber o retorno "Pix Devolução" ?

# pix
Avatar discord do usuario Julia Efí

Julia Efí

Ver Respostas

<@!864261812617740340> Boa tarde. A questão da devolução é que você pode devolver valores menores ou igual ao valor cobrado ao cliente.
para devolver o restante do valor você deve descontar o valor que já devolveu e utilizar outro id, pois será considerado outra devolução.
Exemplo: Se a cobrança era R$ 5,00 e você devolveu R$ 3,00 com o id 1, agora você deve devolver R$ 2,00 para completar o valor com o id 2 (por exemplo)
O id pode ser qualquer valor que esteja na regex [a-zA-Z0-9]{1,35}.
Você pode ver essas informações em nossa documentação: https://dev.gerencianet.com.br/docs/api-pix-endpoints#section-solicitar-devolu-o

# pix
Avatar discord do usuario sagittarius.records

sagittarius.records

Gostaria de saber como fazer a devolução completa e também ter a taxa da transação pix extornada

# pix
Avatar discord do usuario sagittarius.records

sagittarius.records

Ver Respostas

Gostaria de saber se alguém da @Consultoria Técnica poderia me ajudar, não estava conseguindo efetuar devoluções no app porque estou sem celular, então me aventurei usar a API PIx com POSTMAN queria fazer uma devolução para um cliente porém não estava conseguindo, quando finalmente consegui foi um valor errado, quando tento fazer novamente tenho esse erro
{
"nome": "devolucao_id_duplicado",
"mensagem": "O id informado já foi utilizado em outra devolução"
}

# pix
Avatar discord do usuario sagittarius.records

sagittarius.records

Ver Respostas

Boa noite, gostaria de efetuar uma devolução do PIX só que estou sem acesso ao meu aplicativo, gostaria de saber como fazer

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

A outra possibilidade é não ter saldo na conta para fazer a devolução...

# pix
Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Tem exemplos de Pix Recebido, Devolução e Enviado

# comercial
Avatar discord do usuario vitors

vitors

Ver Respostas

Boa tarde. Preciso de ajuda sobre uma devolução realizada pelo Mecanismo Especial de Devolução do PIX.

# cartões
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Bom dia, <@!661697849565904914>. A notificação via API ocorre no momento de confirmação do pagamento, caso haja uma devolução ou algo do tipo você também será notificado. Mas as notificações da API ocorrem em mudanças de status da charge, sendo assim não é notificado via API quando os valores parcelados são creditados em sua conta.
De qualquer forma irei levar a sugestão para a nossa equipe de desenvolvimento, pois, é interessante este retorno a fim de evitar consultas manuais no extrato.

# pix
Avatar discord do usuario edvandell.

edvandell.

Ver Respostas

Boa tarde!

Pessoal, estou em fase final de integração com utilização do SDK PHP. Estou testando o método de cancelamento do Pix e me retorna:
nome: "pedido_devolucao_negado"
mensagem: "Saldo insuficiente para realizar a devolução"

Mas estou passando o mesmo valor que foi pago, o que pode ser?

# pix
Avatar discord do usuario celestino8068

celestino8068

Estou tentando fazer uma devolução, mas a API responde com "Recurso não encontrado"