Histórico de mensagens sobre devolução

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
# cartões
Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Ver Respostas

Para realizar a devolução de um pagamento, a cobrança precisa estar com o status "paid". Ou seja, você só consegue fazer o estorno se a cobrança tiver sido realmente aprovada e paga. Mencionamos essa questão na documentação porque uma cobrança pode ter vários status, e o estorno só é possível quando o status é "paid". Para os outros status, como "aguardando pagamento" ou "cancelado", a devolução não é permitida.

# pix
Avatar discord do usuario yasmin_efi

yasmin_efi

Ver Respostas

Atualmente não é possível realizar a devolução via API de cobranças pix com split

# pix
Avatar discord do usuario agutoli

agutoli

Ver Respostas

Bom dia. Vi alguns históricos aqui no chat sobre Devolução de cobrança PIX com split de pagamento mas ainda tenho dúvidas;

- Esta limitação se dá a pagamentos com divisão "proporcional" e "assumir_total"? Ou é possível fazer estorno com umas das opções?
- Seria possível desvincular um split de pgamento de uma transação conluída e então solicitar Devolução?
- Qual o workaround mais utilizado para este caso de uso? Eu teria que fazer um PIX direto na conta do cliente?

# assinaturas
Avatar discord do usuario joaolucas_efi

joaolucas_efi

Ver Respostas

Bom dia, @joaovicto, na sua Conta Digital o pagamento consta como?
Também cabe dizer que o estorno segue a seguinte regra:

Caso a fatura esteja em aberto, ele deverá visualizar o estorno em até 7 dias úteis. Se a fatura já estiver fechada antes da devolução ser concretizada, a operadora realizará o estorno nas faturas subsequentes.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Isso é o que pensamos quando usarmos envio, hoje não usamos envio.
Sobre devolução, o campo estar presente não significa que está diferente da sua visão daquele Pix... pois você pode ter pedido antes uma devolução parcial, e agora ter pedido uma devolução adicional.

Pra mim o melhor critério é ver se o que consta lá em devoluções é diferente da sua atual visão; se for, é pq uma nova devolução teve sucesso.

# pix
Avatar discord do usuario hardson

hardson

Ver Respostas

Entendi, então o padrão que vocês seguem é ter um chave Pix para recebimento e uma para envio e diferenciar entre esses dois pela chave Pix. E para diferenciar entre Recebido e Devolução eu verificaria se o campo "devolucoes" está presente na requisição?

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

O de envio é mais fácil você criar uma chave Pix que você só usa para o webhook de envio. Aí o que vier para ele, você sabe que é de envio.
Devolução não é um tipo diferente... é uma atualização no recebimento, aonde vem campos de devolução.

# pix
Avatar discord do usuario hardson

hardson

Ver Respostas

Olá, eu estou com uma dúvida a respeito do Webhook de Pix. Qual é o padrão recomendado pela Efí para saber se a requisição do Webhook que estou recebendo é de Recebimento, Devolução ou Envio de Pix? De acordo com a documentação o único que tem um "tipo" é o Envio
imagem enviada na mensagem pelo usuario hardson

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Essa é a resposta esperada, pois a Efí não permite devolução de PIX com split.

# pix
Avatar discord do usuario schulzthegoat

schulzthegoat

Ver Respostas

Olá bom dia, estou recebendo um 500 ao tentar realizar a devolução de um pagamento PIX com split configurado.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Os recebimentos são tarifados em 1.19% do valor recebido ou 1 centavo, o que for maior.
Mas não há taxa para criar a cobrança na API Pix, nem taxa para devolução.

# assinaturas
Avatar discord do usuario igor_efi

igor_efi

Ver Respostas

Você gostaria de fazer a devolução de um valor recebido via cartão de credito?
Existe um endpoint que realiza esta operação: https://dev.efipay.com.br/docs/api-cobrancas/cartao#estorno-de-pagamento-via-cart%C3%A3o-de-cr%C3%A9dito

Esta funcionalidade permite que o integrador faça o estorno de um pagamento. Para isso, a cobrança deve atender aos seguintes critérios:

a cobrança deve ter o status paid
não pode ter outro estorno para a mesma cobrança ainda em processamento
só pode ter um estorno por dia para a mesma cobrança (parcial)
a cobrança tem que ser do tipo cartão de crédito
o estorno parcial pode ser solicitado em até 90 dias após a confirmação do pagamento
o estorno total pode ser solicitado em até 360 dias após a confirmação do pagamento
o estorno não está disponível para vendas de marketplace

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Mas sim, essa questão de devolução é um débito técnico da solução de split.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Que eu lembre era uma limitação do split da Efí, não permitir devolução.

# pix
Avatar discord do usuario errorzadaa

errorzadaa

Ver Respostas

existe algum prazo estipulado pra resolução de uma solicitação de devolução do MED?

# cartões
Avatar discord do usuario jessica_efi

jessica_efi

Ver Respostas

Boa tarde @joaovicto ! Nós temos um endpoint (POST /v1/charge/card/:id/refund) pra fazer o estorno de um pagamento via cartão de crédito. E você pode fazer a devolução através do painel da conta digital também.

# pix
Avatar discord do usuario amunhoz

amunhoz

Alguém sabe me dizer o valor do campo de status quando a devolução tem sucesso???

# pix
Avatar discord do usuario amunhoz

amunhoz

Ver Respostas

Bom dia, estou com dificuldades em implementar a devolução PIX via api, com quem posso falar?

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Instruções para testes em homologação
Se você precisa testar o endpoint de envio de Pix, temos um ambiente funcional de homologação onde é possível simular todos os status retornados pela nossa API e pelo webhook.

Se o valor do Pix está entre R$ 0.01 à R$ 10.00:
Pix é confirmado, informação virá via Webhook.
Se o valor do Pix está entre R$ 10.01 à R$ 20.00:
Pix é rejeitado, informação virá via Webhook
Se o valor do Pix é acima de R$ 20.00:
Pix é rejeitado já na requisição, informação não virá via Webhook.
Os pagamentos enviados com valor de R$ 4,00 irão gerar duas devoluções recebidas no valor de R$ 2,00.
Os pagamentos enviados com valor de R$ 5,00 irão gerar uma devolução recebida no valor de R$ 5,00.
Os pagamentos enviados via chave só serão confirmados ou rejeitados se for utilizada a chave de homologação: [email protected]. Caso contrário, um erro de chave inválida será informado.
Os pagamentos enviados via dados bancários não sofrem alterações.