Histórico de mensagens sobre devolução

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: devolução
# pix
Avatar discord do usuario francisco.carvalho

francisco.carvalho

Ver Respostas

Quando uma devolução do Pix acontece com sucesso, realmente tratamos semanticamente como uma devolução. É uma movimentação prevista do arranjo Pix.

Quando você tentou enviar um Pix e não conseguiu (suponha que o PSP do outro lado recusou), nós devolvemos um dinheiro que foi debitado da sua conta mas não chegou do outro lado. Não se concretizou o Pix e, por isso, resolvemos tratar como um estorno em conta. Essa movimentação não existe no arranjo Pix. É um tratamento específico da Gerencianet.

# pix
Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

Ver Respostas

<@!793123559874494465> o estorno da Luciana aparece pra mim como "Pix enviado" na seção "extrato financeiro" do app da GN (apesar da notação "Devolução" em cima). Já os que eu tentei enviar e falharam, aparecem com a descrição "Estorno Pix enviado"

# pix
Avatar discord do usuario anoni_mato

anoni_mato

Ver Respostas

era o que eu ia comentar. Se hoje não existe sequer um comprovante de pagamento verificável, como podemos estar falando em comprovante de devolução emitido pelo PSP? acho que é colocar o carro na frente dos bois

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

No nosso caso. temos pessoas no suporte para quem os clientes vão perguntar sobre o pagamento, no caso da devolução, temos que enviar uma imagem para o cliente para informar que foi feita a devolução, nossa integração com o BB fornece essa imagem. As pessoas do suporte não terão acesso ao sistema da GN para pegar esses comprovantes (png, pdf) que são fornecidos pela GN. então se tivesse o link na consulta da devolução facilitaria.

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

É uma opção, o cliente consegue consultar no banco dele o rtrId da devolução e comparar com o do comprovante enviado por você.

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Bom dia <@!783359762917752843>, a transação tem um E2EID que pode ser consultado posteriormente e comprova a transação financeira. O cliente que recebe a devolução pode comparar o E2EID que você enviou para ele. Também devolvemos o txid que está vinculado a cobrança em seu sistema e esta cobrança tem as informações da chave do recebedor e do devedor para o qual ela foi gerada.

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

Então tudo bem que eu gere um comprovante em nome de vocês?
- Eu preciso comprovar para meus clientes que foi feita a devolução para ele, o comprovante atual do sistema não possui as informações do cliente pagador (devedor).

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Boa tarde! Você pode consultar o Pix /v2/pix/:e2eId que vai ser retornado um array contendo todas as devoluções, como este:

{
"endToEndId": "E18236120202012211356s0848037HBE",
"txid": "fc9a2223k6ff39i84ryP5ff4ga9719",
"valor": "0.03",
"horario": "2020-12-21T13:56:48.000Z",
"devolucoes": [
{
"id": "fc9a2223k6ff39i84ryP5ff4ga9719",
"rtrId": "D090893562020189898357ca70d788c78",
"valor": "0.01",
"horario": {
"solicitacao": "2020-12-21T13:57:12.000Z",
"liquidacao": "2020-12-21T13:57:14.000Z"
},
"status": "DEVOLVIDO"
},
{
"id": "fc9a2223k6ff39i84ryP5ff49a971",
"rtrId": "D09089356202012211357875bec9c899",
"valor": "0.02",
"horario": {
"solicitacao": "2020-12-21T13:57:36.000Z",
"liquidacao": "2020-12-21T13:57:38.000Z"
},
"status": "DEVOLVIDO"
}
]
}
Ou por meio do webhook que também tem as informações da devolução. Outra forma é pelo /v2/pix/:e2eId/devolucao/:id que retorna os detalhes da cada devolução.

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

<@!671762828046106646> Bom dia! Como faço para pegar um comprovante de devolução via api?

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Sim, mas o que diferencia um Pix pago de uma devolução é que na devolução é informado junto um array de devolucoes com um status. A mudança ocorreu devido ao BACEN que modificou o padrão de notificação.
Pix recebido:

{"pix":[{"endToEndId":"E00416968202012231950IiLg0alLbRT","txid":"jhfdjh98djhfdjhfd4325ffmgwyU","valor":"0.01","horario":"2020-12-23T19:50:21.000Z"}]}

Pix devolvido:
{"pix":[{"endToEndId":"E182361202020149511356s0838037HBE","txid":"fc9a43k6ff32284ryP5ff4ga9719","valor":"0.03","horario":"2020-12-21T13:56:48.000Z","devolucoes":[{"id":"fc9a43k6ff32bbi84ryP5ff4ga9719","rtrId":"D090883565902012211357ca70d733c78","valor":"0.01","horario":{"solicitacao":"2020-12-21T13:57:12.000Z","liquidacao":"2020-12-21T13:57:14.000Z"},"status":"DEVOLVIDO"}]}]}

# pix
Avatar discord do usuario b.oliveira_

b.oliveira_

Ver Respostas

Mas tanto a notificação de devolução quanto a de pago vem com txid e E2EID. Certo? Nesse caso eu tenho que verificar se veio com status. Se não veio é pq foi um pagamento. É isso?

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Boa tarde <@!776935636400996382>! As notificações já informam que o Pix foi pago, quando ocorre uma devolução aí sim vem um status relacionado na notificação. Mas quando chegar uma notificação com txid e E2EID em seu webhook é porque foi pago a cobrança.

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

Bom dia! <@!671762828046106646> Você consegue alterar o status de um pix em homologação para que eu possa testar a devolução?

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

<@!671762828046106646> Hoje tivemos uma "Transferência Recebida - NU Pagamentos" Era para ser um pix dinâmico, quando isso ocorre? é possível fazer devolução?

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Eu só tenho dois chutes para uma devolução não dar certo: problema no PSP e conta que pagou o Pix ter sido encerrada. Esse 2o. motivo pode tentar quantas vezes quiser que não vai dar certo.

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Significa que aquela tentativa de devolução não deu certo. Se uma nova tem chance de funcionar, não dá para saber... se foi instabilidade no PSP, uma nova pode funcionar.

# pix
Avatar discord do usuario ezequielsp

ezequielsp

Ver Respostas

o Status permanece para devolução, alguma adequação prevista para remover?

# pix
Avatar discord do usuario matheus_efi

matheus_efi

Ver Respostas

Os status de devolução são: "EM_PROCESSAMENTO" "DEVOLVIDO" "NAO_REALIZADO"

# pix
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver Respostas

Com o mesmo status, ou cada uma com um status conforme a progressão da devolução ?

# pix
Avatar discord do usuario bartwitch

bartwitch

Ver Respostas

<@!671762828046106646>, fiz um PIX de teste para ver como estava esta nova estrutura no retorno, e logo em seguida, fiz a devolução. Recebi as notificações das devoluções em duplicidade. Vou testar novamente para ver se está acontecendo sempre. Mas achei estranho. Achei bom avisar aqui pro pessoal ficar esperto também.